Wednesday, April 05, 2006

Sentir-se Amado (Martha Medeiros)

Eu havia decido que, neste espaço, eu somente publicaria textos de minha autoria. Mas hoje recebi esse texto de minha amiga Alyne. Achei tão minha cara que tive a ousadia, petulância ou seja lá o que for, de me sentir "autora espiritual". Sim, o texto abaixo não é de minha autoria. É de Martha Medeiros. Eu sei. Mas hoje, somente hoje, ele é meu.





A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização


O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.



Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas
mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma
diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização,
apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz
que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de
sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e
tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas
enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir
o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida,
que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão
dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos
para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja
delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te
trazer um cálice de vinho."

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois
anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela
fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando
diz que você está fazendo uma tempestade em copo d’água. "Lembra que
quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando?" Então,
chegou sua vez de simplificar as coisas. "Vem aqui, tira esse sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam
a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se
sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se
amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não
existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido.

Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem
inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta
muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não
levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.


Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

No comments: