Friday, April 23, 2010

Uma historia de Natal



*

Certo. Você tem razão. Não é época de Natal ainda. Se bem que eu andei vendo uma ou duas propagandas de Natal por aí... enfim.... Lembrei-me agora de uma cena bizarra (como diriam meus alunos)... O dia em que eu tive a certeza de que Papai Noel não existia...

A família toda reunida... aqueles cheiros e sons típicos da época e tal... e eu só pensando no meu presente... Será que, enfim, eu ganharia aquilo que eu havia pedido? Papai Noel não estava sendo justo comigo há anos... Eu, sempre uma boa menina, delicada, gentil, boa filha... jamais ganhava o que eu pensava que ganharia...Pedia brinquedos, viagens, “um pai de verdade” – e meus presentes eram sempre “as roupas da moda” – segundo algumas tias; o “sapato do verão” segundo outras... e pior, “a camisola de viagem”, segundo minha mãe...

Nossa, essa coisa da camisola era incrível.. Mas isso é outra história. Por ora, quero me lembrar do “ferro de passar roupa” que ganhei naquele Natal.

Sacanagem... Como pode, em sã consciência, um ser adulto dar a uma criança, um ferro de passar como presente de Natal? Não pode uma coisa dessa!!!
Pois é... Comigo pode!!!

Estávamos todos reunidos - a primaiada – na sala esperando algo acontecer, quando, de repente, tocaram a campainha. Uma voz – sei lá de quem – gritou: “É o Papai Noel!” ... Pensem num bando de crianças correndo feito loucas...

Pois bem... Quando abriram a porta, vislumbrei o paraíso. Uma montanha de brinquedos embrulhados com papel vermelho-maçã... Alguns tinham laçarote dourado... Era o céu!! Naquele instante acreditei em tudo... anjos, santos e, claro, no Papai Noel...

Meu dia havia chegado, minha vida iria mudar, eu ganharia um presente que jamais alguém havia ganhado, seria o máximo, seria tudo!

E... não foi nada disso. No pacote vermelho-maçã – sem laçarote dourado – havia um nome “ Adriana”. Peguei o pacote, ainda apreensiva e... Era o tal ferro de passar roupa... (de plástico!)... Fiquei alguns segundos sem entender aquela cena... até que pensei: isso é inédito!! Jamais alguém ganhou um ferro de passar roupa como presente de Natal!!! E abri um largo sorriso!!! Arrá! Sou a maioral. Tenho um ferro de passar!!!!. Uhhu!!!

Olhei em volta. E vi, na mão de várias primas, presentes iguaizinhos àquele ferro imbecil!!

Putz! O que fazer agora? Várias primas tinham um presente como o meu? Vamos pensar!!! Hum... Já sei! Pelo menos não estou sozinha nesse caos natalino – pensei...

Mas – ledo engano – meu pensamento não durou nem três minutos.

Logo vi que as mesmas pessoas que haviam ganhado o tal ferro, também haviam ganhado outra coisa, melhor, outros brinquedos.... E eu? Nada mais... “Você já ganhou roupas da moda , sapatos do verão.. etc etc...”

Hum... Então, tá. Feliz Natal pra você também, Papai Noel! Fazer o quê...


(Adriana Luz - 31 de outubro de 2009)
*
*

No comments: